25/02/2010

A CRISE DE 1929



A Grande Depressão foi um período trágico na vida dos Estados Unidos da América e do mundo. Também chamada de Crise de 1929, foi uma grande e gravíssima crise económica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930. É considerada o pior e o mais longo período de recessão económica do século XX. Este período causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quebras dramáticas na produção industrial, no preço das acções cotadas em bolsa, e em praticamente toda a actividade económica, um pouco por todo o mundo.
Coincidente com a ainda relativamente jovem República Portuguesa, a Grande Depressão marcou também a vida política portuguesa que veria nascer o regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar.
Por se tratar de uma época marcante, um grupo de dois alunos de 9º ano, Francisco Barreto e Nuno Gil, elaboraram um trabalho que, pela sua qualidade e oportunidade, merece ser dado a conhecer pelo CCB-Centro de Cultura.

Parabéns a ambos!

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide