20/04/2010

A FESTA DA POESIA


O dia 20 de Abril foi a data escolhida para as comemorações do Dia da Poesia na nossa escola. E, cumprindo um variado programa, os alunos puderam viver experiências diversas no contacto com a poesia. Desde cedo, logo às 8,15h., os alunos encontraram o espaço do Centro de Cultura completamente modificado para que fosse possível o desenvolvimento das actividades programadas. Assim enquanto turmas participavam no Ateliê experimental, outras liam e ouviam poesia, vestindo-se de acordo com os poemas que entretanto interpretavam. Outros ainda construíam aquilo que se pretendia ser o mais longo poema da escola. Logo à entrada estavam os Muros de Poesia, um espaço de recolha de poemas onde os alunos poderiam registar as suas próprias produções poéticas ou a de poetas que de alguma forma os marcaram.
O movimento e a adesão às actividades destas autênticas oficinas da escrita foi enorme, tanto ao nível do Ensino Básico, como do Secundário, superando as melhores expectativas. Para isso contribuiu também a adesão dos professores de Português que acompanharam os seus alunos nas actividades propostas, apoiando-os nos seus trabalhos. Cá fora, no exterior a escola era entretanto "embrulhada" em poesia através de cartazes que perpetuavam algumas das melhores obras poéticas da nossa literatura. No Pavilhão A ecoavam poemas, convidando todos a subirem ao CCB.
O espaço do Centro de Cultura encheu-se de alegria e o ambiente fervilhante permaneceu neste dia onde a Poesia foi o centro de uma atenção e carinho muito especial. Parabéns a todos quantos participaram nestas actividades, deixando registados belos poemas, quem sabe de futuros grandes poetas!

1 comentário:

isolano disse...

Embora o tenha feito pessoalmente, quero também aqui deixar registados os meus agradecimentos ao Centro de Cultura por todo o apoio prestado e aos alunos do 12ºC, que ajudaram a preparar e a coordenar este Dia da Poesia na Camilo.

Isabel Solano, professora

Agrupamento de Escolas de Carnaxide