01/03/2011

Ler muito é um dos caminhos para a originalidade; uma pessoa é tão mais original e peculiar quanto mais conhecer o que disseram os outros. Unamuno, Miguel

Sugestão de leitura para o Ensino Básico
Artur e os Minimeus
Autor: Luc Besson - Ed. ASA

Artur vive no campo com a avó. Apesar de se sentir abandonado pelos pais, que raramente o vão visitar, vive feliz no seu mundo de brincadeiras. Alfred, o pachorrento cão de guarda, é o seu companheiro inseparável. Mas um dia, a vida tranquila de Artur é abalada pela ameaça implacável de um homem poderoso, que quer ficar com a casa da avó. Sem quaisquer escrúpulos, consegue intimar a velha senhora a abandonar a casa em 48 horas, caso não consiga pagar uma antiga dívida.
Mas há um tesouro, escondido algures no jardim, que os poderia salvar. No entanto, só o avô, que desapareceu misteriosamente há quase quatro anos, conhece o seu paradeiro. O nosso herói decide entrar em acção e sozinho, descobre um segredo fantástico que o pode conduzir ao avô - a "chave" para passar para o mundo dos Minineus - e parte para uma aventura inesquecível.

Luc Besson é um realizador, produtor e argumentista de cinema, francês. Dirige a produtora EuropaCorps.
Foi criado na Grécia, onde os seus pais eram ambos instrutores de mergulho nos Club Méditerranée. Isso fez com que desde muito cedo tivesse tido contacto com o desporto e, com a vida aquática, tendo lhe sido assim motivado o interesse pelas ciências marítimas, rumo que, pretendia seguir. Aos 17 anos, um acidente impedíu-o de voltar a praticar desportos nauticos. Como sempre fora bastante criativo, nas horas vagas gostava de inventar histórias, decidira conduzir por aí o seu futuro. Com 18 anos, establece-se na sua cidade natal, París, e, começa a trabalhar aí na área do cinema. Tirou o curso de cinema nos Estados Unidos da América. Após o término do curso, regressa a França para se dedicar ao cinema por inteiro. Os seus principais trabalhos foram: O Último Combate (1983), Subway (1985), Imensidão Azul (1988), O Quinto Elemento (1997), Joana D'Arc (1999), Banlieue 13 (2004), Artur e os Minimeus (2006) Banlieue 13 - Ultimatum (2009) e As Múmias do Faraó (2010).

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide