22/01/2012

Janeiro e Fevereiro, proposta de leitura para os alunos do E. Básico

Janeiro já vai adiantado mas não nos esquecemos da proposta de leitura a que estás habituado/a.
Como o livro é “grosso”, estendemos a leitura do mesmo para o mês de fevereiro.

Eragon, de Christopher Paolini, é a nossa sugestão.
 
"Um rapaz, um dragão, um mundo de aventuras"
Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra contém uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império. De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente e ele é projetado para um novo e perigoso mundo de magia e de poder.
Empunhando apenas uma espada lendária e levando os conselhos de um velho contador de histórias, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros dum Império governado por um tirano.
Conseguirá Eragon alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros do Dragão?
Eragon é o primeiro livro de uma tetralogia – Eldest, Brisingr e A Herança completam-na.

Christopher Paolini nasceu a 17 de novembro de 1983, no sul da Califórnia. Viveu a maior parte da sua vida em Paradise Valley, no Montana, Estados Unidos da América, com os pais e a irmã mais nova, Ângela. Desde muito cedo que adquiriu o gosto pela escrita e sempre escreveu poemas e contos; fazia visitas frequentes à biblioteca e lia tudo o que podia.
A ideia para Eragon nasceu das fantasias de adolescente. A paixão de Christopher por lendas e magia levou-o a esboçar a história que gostaria de ler. O projeto que começou como um entretenimento, cedo se tormou num desafio.
Christopher tinha 15 anos quando terminou o primeiro rascunho de Eragon. Depois de muitas alterações e rescritas, Christopher e os pais publicaram uma edição de autor no Montana. O livro chamou a atenção da editora Alfred A. Knopf que depressa o publicou.
Em pouco tempo tornou-se um fenómeno de vendas a nível mundial.

Nota: Eragon foi adaptado ao cinema e está disponível em DVD.

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide