28/11/2012

“Contos Digitais”


 
 
Um dos objetivos do Agrupamento de Carnaxide é promover momentos de partilha e atividades que se constituam como elemento de ligação entre as várias escolas, e dar a todos, alunos, docentes e pessoal não docente, pais e encarregados de educação e restante comunidade escolar uma visão alargada e real das escolas e dos recursos nelas existentes. Esta partilha, além dos benefícios afetivos, que em matéria de educação são muito importantes, permite a otimização dos referidos recursos que, desta forma, abrangem uma população mais alargada, possibilitando assim um envolvimento de todos na boa aprendizagem dos alunos.
Recebemos os meninos ao jeito do jardim-de-infância – todos sentados no tapete e vá de conversar um pouco para nos conhecermos. Falámos da Biblioteca Escolar – o que é, para que serve, quem cá vem, fazer o quê e, mais importante, quem gosta de ler?  É que aqui nós temos todo o tipo de livros que vocês poderão requisitar e ler quando quiserem. É nesta idade que surge a pré leitura, pelo que é importante que sejam, desde cedo, utilizados todos os recursos que estimulem a criação de hábitos de vários tipos de leitura e em todos os suportes disponíveis. Claro que os assuntos divergiram à medida dos seus interesses, e é sempre divertido ouvir a imaginação voar, além de que é importante manter todas as janelas de aprendizagem bem abertas.
 
Passámos depois à leitura do conto em suporte digital, uma nova forma de leitura que convém introduzir desde já, uma vez que estamos na era das “crianças digitais”.
 
Depois de feita a recontagem da história pelos alunos, prática corrente no pré primário, passámos ao atelier de expressão plástica, onde tiveram a oportunidade de pintar os castelos, as princesas, os sapos e outros elementos da história que fazem parte do imaginário infantil.
 
Por: Maria Helena Bastos

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide