13/11/2012

PROPOSTAS DE LEITURA - Secundário


Começamos este ano letivo com uma proposta de leitura que, estamos convictos, te irá fazer esboçar sorrisos ou mesmo dar algumas gargalhadas. Referimo-nos à Crónica dos Bons Malandros, de Mário Zambujal.
 
Sinopse
Renato, Marlene, Flávio, Arnaldo, Pedro, Adelaide e Silvino, todos rejeitados pela sociedade por falta de oportunidade ou por falta de confiança por parte de todos, incluindo os que mais queridos lhes eram. Deram por si mesmos a fazer o que quem é excluído faz: a viver do outro lado das leis, do lado em que estas não se aplicam, visto que quem habita esse lado não pertence à sociedade, foi excluído; deram por si mesmos a roubar, a matar. Mais tarde encontraram-se uns aos outros, ou Renato encontrou-os a todos, e formaram uma quadrilha, a quadrilha de Renato, o Pacífico.
Esta história é sobre um golpe, um golpe nunca imaginado, audacioso, com lucros suficientes para que todos eles pudessem deixar a vida desse lado – que ninguém rouba ou mata por gosto, gostavam de ter outra escolha. É o golpe da vida deles, é o ultima golpe da vida deles, que não vão ter de roubar mais.

Crónica dos Bons Malandros, a primeira obra de Mário Zambujal, podia muito bem ser uma história de suspense, um livro que podia ter sido escrito para vender, no entanto, foi escrito pelo prazer de escrever, como podemos concluir ao ler toda simplicidade e toda a comédia (alguma) que o autor usa no desenrolar da história. Escrito de uma forma muito leve e muito divertida, usando alguns bordões linguísticos e dando uso a alguns hábitos tão portugueses, tão da nossa Lisboa (onde decorre toda a ação), como a atribuição de alcunhas, por exemplo, a Crónica dos Bons Malandros é um livro de leitura fácil e pouco densa, com uma crítica bem clara à exclusão social. Foi uma surpresa, esta obra, muito aclamada pela crítica aquando a sua primeira publicação, em Maio de 1980, pois Mário Zambujal era conhecido pelos seus relatos de futebol, nos quais mal se expressava, sendo, no entanto, formado em jornalismo.
                                                                                                                  por: André Forte
 
Agora, que esperamos ter-te aguçado a curiosidade, convidamos-te a ouvir esta entrevista dada por Mário Zambujal em que ele, para além de falar do seu problema em dividir orações, da sua carreira de jornalista, também fala um pouco do seu primeiro livro – Crónica dos Bons Malandros – é claro! 
Para saberes mais sobre este autor, acede a:
Já alguma vez visitaste a Fundação Calouste Gulbenkian? Sabes por que se chama assim?
E René Lalique? Deixamos aqui um vídeo que te apresenta algumas peças da vasta obra deste artista do período Arte Nova.

Boa leitura e bons visionamentos.

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide