04/02/2013

OPERAÇÃO 1º CICLO - 4º ANO

1º Dia
Numa iniciativa inédita, programada através de um trabalho colaborativo entre os professores bibliotecários do Centro de Cultura e das escolas de 1º ciclo, o CCB recebeu hoje a visita das turmas A e B, do 4º ano, da Escola Silvia Phillips, num programa que se espera, envolva todos os alunos de 4º ano das escolas deste agrupamento.
Para que esta visita resultasse num sucesso, pediu-se também a colaboração de professores de Língua Portuguesa da Secundária Camilo Castelo Branco, bem como de alguns dos seus alunos. Formaram-se equipas voluntárias de apoio aos colegas mais jovens.  E tudo ficou a postos para receber estas duas primeiras turmas!
A visita ficou dividida em três momentos essenciais: em primeiro lugar realizou-se uma visita guiada pelas instalações do Centro de Cultura, seguida duma actividade de pesquisa e, finalmente, uma sessão de promoção da leitura.
A visita às instalações do Centro de Cultura foi orientada pelo professor bibliotecário, assessorado pelo Rúben Violas (7º B) e Rodrigo Dias(8ºB), a que se seguiu uma sessão de pesquisa orientada pelas professoras Anabela (4ºA) e Paula (4ºB) em conjunto com os professores bibliotecários e grupos de alunos voluntários.
Finalmente a sessão de promoção da leitura ficou a cargo de dois grupos de alunos do 8ºB que trouxeram para os seus colegas contos de António Torrado, em leituras que captaram a atenção dos seus colegas mais jovens.
Para que tudo acabasse em festa, houve ainda uma pausa final, antes da partida, para que os alunos pudessem utilizar a ludoteca CCB.
 
 
 
 
Eis a lista dos alunos da Camilo que colaboraram neste primeiro dia de atividades:
Ana Amaro, André Ladeiras, Diogo Franco, Rodrigo Dias, Rodrigo Damião, Raquel Quitumba, João Nunes, Nuno António, Fátima Marques, e Sofia Silva.

A todos o nosso agradecimento pelo excelente trabalho realizado!

Um agradecimento especial à professora Adelaide Abreu que colaborou também neste projeto!
Falta agora receber a visita das restantes turmas que ocorrerá nos seguintes dias:
6 de fevereiro  - 4º D; 20 de Fevereiro – 4º C; 22 de fevereiro – 4º E; 12 de março - 4º ano - EB1 São Bento; e 13 de março - 4º ano - Antero Basalisa.
Ficamos à sua espera!

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide