19/05/2013

Propostas de leitura


SECUNDÁRIO
 
Pierre Mérot nasceu em Paris, em 1959. É professor. Estudou ciências políticas e foi jornalista e editor. Mamíferos, o seu quarto romance, ganhou o Prémio de Flore 2003.
 
Mamíferos é, então, a nossa proposta de leitura.
 
Sinopse: "Toda a família clássica sente-se na obrigação de ter um fracassado”: assim começa Mamíferos, a narrativa fortemente autobiográfica da vida de um desses “fracassados”. Ele bebe, fuma quarenta cigarros por dia, é depressivo, fica desempregado e não tem filhos, apesar das duas “tentativas de suicídio afetivo” - assim chama ao casamento - que cometeu. Mas além da visão impiedosa de si mesmo, o narrador dispara uma metralhadora giratória de frases curtas e demolidoras contra a família, o amor, o trabalho e a sociedade em geral. Nada politicamente correto, ele não poupa ninguém com o seu sarcasmo devastador: psiquiatras e psicanalistas, o serviço público, o meio editorial, a arte conceptual, a Polónia pós-comunista, as mulheres, a democracia, os empresários, o sistema de ensino e, sobretudo, o casamento, a família e a sua rainha, a mãe dominadora e castradora.
 
Num tom cáustico e amargo que, ao mesmo tempo, imita a objetividade da narrativa em off de um documentário sobre a vida animal, Mérot analisa a confraria dos beberrões, a infelicidade afetiva do seu anti-herói, a sua desastrosa vida sexual, a sua saga pelos empregos mais ridículos e o seu mergulho no desemprego crónico. Finalmente, torna-se professor e dá margem a algumas das páginas mais hilariantes do romance, ao descrever os percalços da pedagogia moderna numa violenta escola da periferia.
 
 
On s’amuse un petit peu:

 
 
BÁSICO
 
DEWEY – o gato que comoveu o mundo é a nossa sugestão de leitura e quase apostamos que te vais aliciar com a história deste felino.
 
Que influência pode um animal ter? Em quantas vidas pode um animal tocar? Como é possível que um gato abandonado transforme uma pequena biblioteca, salve uma típica cidade americana e se torne famoso em todo o mundo? Não poderás responder a estas perguntas sem ler a deliciosa história de Dewey Readmore Books, o amoroso gato da Biblioteca de Spencer, no estado de Iowa, nos EUA.
 
Sinopse: A história de Dewey começa da pior forma possível. Com apenas algumas semanas, na noite mais fria do ano, foi enfiado pela caixa de devolução de livros da Biblioteca Pública de Spencer. Encontrado na manhã seguinte pela diretora da biblioteca, Vicki Myron, uma mãe solteira que resistira à perda da propriedade rural da sua família, a um ameaçador cancro da mama e a um marido alcoólico, Dewy conquistou o seu coração e o dos seus colaboradores ao sobreviver e distribuir por todos, com pezinhos de lã, gestos de agradecimento e amor.
Nos 19 anos que se seguiram, ele nunca deixou de encantar as pessoas de Spencer com o seu entusiasmo, a sua vivacidade, a sua humildade (para um gato) e, acima de tudo, o seu sexto sentido sobre quem necessitava mais dele. À medida que a sua fama crescia de cidade em cidade, de estado em estado, e, surpreendentemente, por todo o mundo, Dewey tornou-se, mais do que um amigo, motivo de orgulho duma extraordinária cidade rural no coração da nação que lentamente se ergueu da maior crise da sua longa história.
 
E agora vamos lá ver como vai o teu inglês …… mas as imagens valem por mil palavras (sejam de que idioma forem)
 
 
 
BOA LEITURA!!!!
 


Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide