02/05/2013

Viva a leitura e a camaradagem!


 Numa verdadeira manhã de primavera, deliciosamente amena, iniciou-se a derradeira fase da “Operação 1º ciclo”, desta feita englobando os alunos dos 1º e 2º anos das escolas do nosso agrupamento. Dado que o público-alvo eram os dois primeiros anos do Ensino Básico, foram os alunos da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, neste caso a turma D, do 10º ano, que se deslocaram neste primeiro dia de operações à Escola Sylvia Philips.

Tudo foi preparado para que a festa se instalasse desde início. Eram 9.00 horas quando os colegas mais velhos se deslocaram à sala do 1º B convidando-os bem como à professora Leonor  para uma sessão mistério. Entusiasmados pela novidade, a atividade iniciou-se na sala do 1ºA onde os alunos da professora Sandra Conde os esperavam. E o 10º ano apresentou uma dramatização de um conto de Luísa Ducla Soares intitulado A princesa da chuva, uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. No final, foram desafiados a ilustrarem com um desenho uma passagem deste conto. A alegria era geral, tanto nos colegas mais velhos como nos mais novos. Num espírito de notável colaboração, todos fizeram desenhos que irão ser expostos no Centro de Cultura, numa mostra que decorrerá após todas as escolas de 1º ciclo serem visitadas pelas turmas da ESCCB. No final os mais jovens presentearam os restantes com uma linda canção entoada em coro. Nota máxima para o 1º A e B!

Depois de um intervalo, regressou-se ao trabalho mas agora com as turmas A e B, do 2º ano, das professoras Rita Lourenço e Carla Paes. A dramatização decorreu da melhor maneira com todos a participarem ativamente na abordagem ao conto realizada após a representação. Depois todos se lançaram aos desenhos para ilustrar o conto.

Quando tudo estava prestes a terminar, foi a vez do 2º B espantar os presentes com a dramatização de um conto de Alexis Tolstoi intitulado O nabo gigante. Espetacular!
 
Nada melhor para terminar este primeiro dia de festa senão… cantar os parabéns ao Vasco e ao Alexandre que celebram hoje o seu aniversário!

 
Aliás estão todos de parabéns: alunos dos 1º e 2º A e B, 10º D e professoras Sandra, Leonor, Rita, Carla e Isabel Solano por mais este trabalho colaborativo na promoção da leitura em parceria com o Centro de Cultura e a Biblioteca Sylvia Philips, num abraço a todas as escolas do nosso agrupamento.

 
Esperamos por todos na mostra de ilustrações no Centro de Cultura!

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide