11/11/2013

Sugestões de leitura para novembro


Novembro já vai adiantado mas não nos esquecemos das nossas sugestões de leitura.
A nossa desculpa pelo atraso.
 
Secundário
 
 


O Homem de Constantinopla, é mais um fantástico romance de José Rodrigues dos Santos.
 












Inspirado em factos reais,  O Homem de Constantinopla reproduz a extraordinária vida do misterioso arménio que mudou o mundo - e consagra definitivamente José Rodrigues dos Santos como autor maior das letras portuguesas e um dos grandes escritores contemporâneos.
 





Críticas de imprensa
«Um estilo de escrita prodigiosamente poético e melódico que enfeitiça o leitor.»
Literaturzirkel Belletristik, Alemanha

 
Clica nos números e sabe mais sobre:
E TurquiaConstantinopla / atual Istambul
http://www.youtube.com/watch?v=wGZYDvZfSgghttp://www.youtube.com/watch?v=wGZYDvZfSgghttp://www.youtube.com/watch?v=dJ1KoPvLybc

 


Básico


De novo, a nossa proposta de leitura recai sobre um, neste caso, uma autora portuguesa – Irene Lisboa

Irene Lisboa (n. Casal da Murzinheira, Arruda dos Vinhos, 1892; m. Lisboa, 1958), formada pela Escola Normal Primária de Lisboa, fez estudos de especialização na Bélgica, em França e na Suíça; foi professora do Ensino Infantil e depois Inspetora Orientadora desse grau de ensino, até ser afastada, primeiro para funções burocráticas, e depois definitivamente, por recusar um lugar em Braga (na prática, uma forma de exílio para uma pedagoga incómoda pelas suas ideias avançadas). Usou, entre outros de menor importância, o pseudónimo João Falco, que abandonou no início da década de quarenta. Ao longo da sua vasta obra, escreveu literatura para crianças e jovens, textos de pedagogia, crónicas e novelas centradas na descrição de quadros e personagens da vida comum, mas sempre dando passagem para o núcleo intimista e autobiográfico que unifica toda a obra, a começar pelos dois livros de poemas, de 36 e 37. Com as variações que os diferentes géneros implicam, pode dizer-se que o seu estilo é marcado pela oralidade e pela naturalidade, construídas como efeito retórico que rasura um aturado trabalho de escrita. Isto é desde logo visível nos livros para crianças e jovens, em que a oralidade, muito trabalhada, não se compadece com facilidades nem infantilismos, abordando as mais variadas temáticas de modo a que subjaz profunda informação pedagógica.

A obra desta autora que escolhemos para ti intitula-se Queres ouvir? Eu conto.
 
Nesta obra encontramos, segundo as palavras da própria autora, «histórias para maiores e mais pequenos se entreterem». São histórias curtas, cheias de humor e ação, para ler ou ouvir contar, que valorizam o diálogo ou a oralidade e que criam mundos maravilhosos e encantatórios que vão ao encontro da expetativa do público infantil, o seu destinatário preferencial. Mas também «os maiores» se poderão deixar fascinar por estas narrativas que se revestem de grande significado histórico, literário e educacional e completam o panorama da escrita de uma das mais importantes autoras portuguesas do século XX.
 
Desejamos-te ………. boas leituras, bons momentos.
 
 
 
 
1º Ciclo
 

Se Eu Fosse Muito Pequenino

 
António Mota (texto), Rui Castro (ilustração), Gailivro (editora)



Num mundo de fantasia e cheio de humor acontecem situações improváveis, como um rapaz tomar banho num dedal, ajudar as formigas ou ir para a escola no bolso do casaco do pai. Entra nestas páginas como se fosses muito pequenino… e vê como seria.



 
Clica e poderás ler o livro aqui.
http://cataflash.catalivros.org/m006/AV_0044_FOL_transicao_se_eu_fosse_muito_pequenino.html
DIVERTE-TE!!!
 
 
 

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide