20/12/2013

MELHOR LEITOR

EB1 Sylvia Philips – 16 e 17/12/2013
Pela manhã a Biblioteca abriu e, esperando por cada turma, estava um prémio e um diploma para o MELHOR LEITOR, registando uma etapa no percurso de cada aluno, como se o Natal trouxesse a lembrança dos livros, das histórias e dos contributos da leitura em toda a aprendizagem.

A expetativa, o interesse e o sorriso em cada rosto demonstraram uma curiosidade infinita pelo significado do prémio que os esperava.
Foi preciso recordar que o dia para a seleção do MELHOR LEITOR chegara, agora no final do 1.º período letivo, e não só no final do ano, como inicialmente se previu. Tal significava que esta iniciativa iria continuar e seria repetida no final do 3.º período.
As fichas de leitura que cada aluno preencheu, muitos deles ainda com ajuda, evidenciaram cada episódio mais relevante, cada palavra nova que aprenderam e que retratou a obra requisitada e lida em casa, com os pais, irmãos, avós, através de uma leitura partilhada.
Ler é a prática que desejamos incentivar nos nossos alunos.
Apesar da leitura desenvolvida, no âmbito do trabalho escolar, ser muito importante, ela é insuficiente para promover em cada aluno um nível elevado de literacia. A leitura autónoma e a leitura partilhada são estratégias fundamentais para atingir esse nível.
Esta iniciativa aguçou nos nossos alunos a vontade de ler, de requisitar mais livros e de, no final do ano, fazer parte da lista de melhores leitores.
O incentivo à leitura por parte de cada professor tem estimulado a vontade de ler, de requisitar novos livros e de aprender a evidenciar o mais relevante em cada um deles.
Destacamos a turma do 1.º B que registou o maior número de requisições domiciliárias e de fichas de leitura.

A lista dos onze MELHORES LEITORES, um por cada turma, ilustrou este evento:
1.º A – Gonçalo Serra Paulino e Afonso Serra Paulino (que, por estarem em pé de igualdade, partilharam o mesmo prémio).
1.º B – Helena Monge da Silva Bispo
1.º C – Guilherme Cardoso Marques
1.º D – Pedro Miguel Farinha Moutinho
1.º E - Eduardo Roque Amorim Oliveira Santos
2.º A – Rita Nél Mendes     
2.º B – Gonçalo de Almeida Coutinho Ribeiro
2.º C – Madalena Vieira Agostinho
2.º D – Núria dos Santos Gomes
2.º E - Vitória Caetana de Noronha Pena e Alves de Matos
3.º A - Leonor Nobre Geraldes Salgueiro

Para todos desejamos umas excelentes férias com muitas leituras.

FELIZ NATAL

Ressurreição Monge

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide