12/01/2014

Sugestões de leitura para janeiro


Secundário


Uma das figuras marcantes do século XX foi, sem qualquer dúvida, Nelson Mandela.


A nossa proposta de leitura é: Mandela – A Construção de um Homem, de António Mateus.

Mandela – A Construção de um Homem é um retrato próximo de um herói dos nossos dias e de como se transformou de forma a poder mudar o mundo pelo seu exemplo de perdão e empenhamento em tornar críticos e inimigos em parceiros de solução.
Num trabalho assinado por António Mateus, jornalista com um conhecimento ímpar dos assuntos africanos, testemunha dos principais momentos do fim do apartheid e da reconciliação da África do Sul, este livro é uma viagem ao lado humano de alguém que se tornou, nas suas palavras, o homem mais solidário do mundo.
Com base no contexto pessoal, em experiências diretas, análise e pesquisa histórica, o leitor testemunha o sofrimento e as privações por que passou Nelson Mandela, mas também o visionarismo, a modéstia e a grandeza de um ser humano que se reconstruiu e é hoje admirado por milhões de pessoas como exemplo de esperança para toda a humanidade.

Sabe um pouco mais sobre Nelson Mandela, clicando sobre os títulos.

Quando saiu da prisão
NELSON MANDELA / O Homem Por Trás da Lenda




Básico

Neste novo ano que agora começa, a nossa proposta de leitura recai, mais uma vez, para uma autora de língua portuguesa e bem vossa conhecida. Referimo-nos a Alice Vieira.

Um Fio de Fumo nos confins do Mar é a leitura que vos sugerimos.

A narrativa pouco linear e com saltos temporais pode dificultar a leitura a leitores menos experientes, mas temos a certeza que facilmente ultrapassarão esse possível obstáculo.
De início, o texto pode ser confuso, mas as dúvidas que suscita vão sendo resolvidas à medida que a ação avança.
A personagem principal carece de uma personalidade forte. Não reclama das decisões da mãe, que podem ser prejudiciais ao seu futuro, e vive passivamente com as respostas que a mãe lhe dá sobre o seu passado, e, mais importante, sobre a identidade do pai. A rapariga acaba por ir a um programa de televisão, mais por vontade do namorado da mãe e de uma senhora francesa, que é como avó para ela, do que por vontade própria.
A crítica social é um aspeto que se evidencia ao longo da obra, quer através de situações quer através do perfil de personagens, o que permite uma reflexão por parte do leitor.

E para te ajudar a compreender melhor Um fio de fumo nos Confins do Mar, clica sobre os títulos:







1º Ciclo



“O rato do campo e o rato da cidade”

Autora: Alice Vieira
Ilustradora: Danuta Wojciechowska

Este conto reproduz uma história tradicional, recuperando o argumento original, enriquecido com novos elementos que prendem a atenção das crianças e lhes aguçam a curiosidade. Destaca o gosto e a apreciação pelas coisas, que só são valorizadas quando deixam de existir, embora nesta história tudo tenha retorno e o lugar de cada um seja recuperado. A expressão final “Viajar é muito bom - mas o regresso é, às vezes, bem melhor”, evidencia como o local a que cada um pertencia passou a ser mais valorizado e apreciado.



A escritora Alice Vieira vai estar no dia 22 de janeiro na EB1 Sylvia Philips pelo que, gostaríamos que, os alunos desta escola, reforçassem as leituras e que esta referência traduza uma pequena homenagem à grandiosidade da sua obra.



E pronto, esperamos vivamente que tenhamos ido ao encontro das tuas expetativas e resta-nos desejar-te ….. um ótimo 2014 e … BOAS LEITURAS.

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide