09/02/2014

Sugestões de leitura para fevereiro

Secundário

Como não podia deixar de ser, aqui vai a nossa proposta de leitura.
Desta vez, resolvemos levar-te até ao mundo da Grécia Antiga, onde deuses, semi-deuses e mortais comungavam os mesmos espaços e, porventura, os mesmos interesses.



Deste modo, o título que te sugerimos é O Canto de Aquiles, da escritora Madeline Miller, vencedor do Orange Prize 2012. Estamos certos de que irás gostar.
Miller escreveu um romance cativante e muito dinâmico que se concentra na relação entre Aquiles e Pátroclo, sendo que este último acumula ao papel de personagem a função de narrador. Assim, é através dos olhos de Pátroclo, um jovem príncipe tímido e franzino que acaba exilado na ilha de Peleu – pai de Aquiles – depois de ter morto acidentalmente outro jovem, que embarcamos nesta maravilhosa viagem. À medida que a relação entre Aquiles e Pátroclo cresce, a intimidade e ligação entre os mesmos transforma-se numa profunda história de amizade e paixão que arrisca a punição divina.
Quando todos os heróis gregos são chamados ao palco do conflito de Tróia, Aquiles, sedento de glória, abraça a causa e com isso “arrasta” Pátroclo a juntar-se ao seu companheiro, ainda que com o coração divido entre o amor e o receio do fracasso.
Segundo a autora, este livro é o concretizar de um sonho de criança, pois era ao som das palavras da “Ilíada” que adormecia. Mais tarde, durante a sua formação académica, a paixão pelos clássicos levou-a a estudar grego e latim, e o constante regresso à trágica obra de Homero era o seu modo de vida.
Ao escrever esta obra, Madeline Miller apropria-se deste capítulo dos clássicos e afasta qualquer tipo de ceticismo através de uma escrita muito cativante, carregada de suspense e com uma capacidade humana própria de quem está apaixonado pela sua demanda, de quem entrega a alma à escrita.
Mais do que uma nova visão dos clássicos, O Canto de Aquiles é um romance que tem dois heróis antagónicos que se completam. Miller consegue, de uma forma muito competente, mostrar que um personagem com uma vida banal e sem o poder dos escolhidos pelos deuses pode fazer escolhas importantes e, com isso, tentar tornar este mundo num local mais aprazível. Pátroclo assume-se mesmo como o “herói” da contenda, revelando-se uma personagem complexa, maravilhosamente “desenhada” pela autora e que, ao longo da história, tem na sua honestidade uma arma mais eficaz que qualquer artefacto bélico de Aquiles ou do seu arqui-inimigo Heitor. Em O Canto de Aquiles, o poder de Zeus e Tétis é “subjugado” face à pureza de um sentimento acima de todos os desígnios.
As quase 340 páginas deste livro de contornos épicos levam o leitor ao fantástico mundo dos clássicos da literatura e, quase sem darmos por isso, devoramos as suas desventuras num ápice, totalmente entregues a uma narrativa de contornos acessíveis que extravasa o cenário clássico e aproxima-se de um thriller feito em Hollywood. Ao contrário do mito de Aquiles, este livro não tem um calcanhar que se possa revelar fatídico e é uma das boas surpresas literárias que 2013 já nos trouxe.

Madeline Miller nasceu a 24 de julho de 1978, em Boston, Estados Unidos da América,  mas cresceu em Nova York e em Filadélfia. Depois de se formar na Universidade de Brown, em Estudos Clássicos, Miller passou a ensinar latim, grego e Shakespeare em escolas Secundárias. A sua formação académica passou ainda por mais duas Universidades.  Miller vive atualmente em Cambridge, Massachusetts, onde ensina e escreve.

(vamos lá pôr os vossos conhecimentos de inglês a funcionar)





Básico



Olá amigos! Cá estamos de novo para mais uma sugestão de leitura que esperamos vivamente que seja do teu agrado.


Desta vez, a nossa escolha recaiu em Tobias e o Anjo, de Susanna Tamaro.

Nas primeiras páginas, Susanna Tamaro parte-nos o coração com a infelicidade de alma da pequena Marta, de oito anos. Mas em breve é também o leitor que vai encontrando a paz…
Talvez a cegonha se tenha enganado, pensava Marta. Talvez eles, aqueles pais que berravam e se agrediam, simplesmente não fossem os seus… as discussões soavam-lhe como os ruídos do lixo.
Foi o avô quem ensinou Marta a ouvir o som das coisas; sim, porque todas as coisas têm a sua linguagem e a sua música. E essa linguagem, a das coisas, soava-lhe sempre melhor que a dos humanos exceto o avô. O avô era o seu único elo de ligação ao estranho mundo dos humanos.
Aprendera que há palavras negras, palavras aranhas, palavras escorpiões…. Pelo contrário, as palavras do avô eram palavras-chave que abriam portas. As portas do sonho.
Abandonada pelos pais que se ausentam depois de uma discussão, afastada misteriosamente do avô, Marta parte à procura do seu destino. Persegue-o entre as falas das árvores, as palavras doces dos animais. Os sons que a rodeiam são sempre doces e tristes; falam-lhe de chamas que a todo o momento se extinguem; esperanças que morrem ao nascer.
Mas até no fundo do poço da vida há um anjo!
Há sempre o anjo branco que não precisamos de procurar; o anjo que surge de dentro para fora no momento em que o escutamos.
E Marta, como todos nós, pode um dia adormecer nos braços do anjo. Porque o invisível também é real….

 Susanna Tamaro nasceu em Trieste, Itália, no ano de 1957. Formou-se em Realização no Centro Experimental de Cinematografia de Roma. Durante dez anos trabalhou para a televisão como realizadora de documentários científicos. Atualmente, é uma das escritoras italianas mais conhecidas e aclamadas em todo o mundo, e o conjunto da sua obra, que inclui títulos bem conhecidos do público português – Vai Aonde Te Leva o Coração, Com a Cabeça nas Nuvens, Para Uma Voz Só, Escuta a Minha Voz ou Regresso a Casa – vendeu vários milhões de exemplares à escala mundial.


Entrevistade Susanna Tamaro aquando da sua passagem por Portugal para uma sessão de autógrafos. 





1º Ciclo



Estranhões e Bizarrocos

José Eduardo Agualusa (texto), Henrique Cayatte (ilustração), Dom Quixote (editora)

Estranhões e Bizarrocos, faz renascer a infância, o imaginário e as ideias loucas do impossível, mas tornadas possíveis por um fazedor de sonhos, que faz o mundo andar do avesso.
Neste livro as crianças reveem-se em histórias, que associam o improvável e o fantástico, à criação de cada uma das personagens e acontecimentos, que as levam a viajar por mundos estranhos, onde encontram pássaros a vapor, formigas mecânicas, lagartixas com as cores do arco-íris e até camaleões cantores. Ao longo deste livro, várias histórias conduzem esta viagem, levando o leitor a descobrir, em cada título, a antecipação de um conteúdo que retrata um novo mundo e uma imaginação sem limites. A menina que queria ser maçã, o país dos contrários, um peixe que descobriu o mar, sábios como camelos, o caçador de borboletas, o pai que se tornou mãe, são alguns dos títulos sugestivos que convidam o leitor a uma viagem pela fantasia e por este mundo do faz de conta.


                                               Clica e poderás ler o livro aqui.

BOAS LEITURAS!!!

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide