26/10/2015

Início do ano letivo na biblioteca da EB1 Sylvia Philips


PAIS, FILHOS E AVÓS CONSTRUÍRAM POESIA


Formar bons leitores, com prazer em ler, em descobrir e em aprender coisas novas, é um dos grandes objetivos da Biblioteca Escolar que, inevitavelmente, sai dos portões da escola e tem como parceiros, as famílias. Falamos não só do pai e da mãe, mas dos avós, dos irmãos mais velhos, que desempenham também aqui um papel fundamental.
Ler, falar sobre os livros, refletir a leitura, descobrir novos significados e diferentes formas de brincar com as palavras, leva-nos a viajar por um mundo sem fim e resulta de um trabalho conjunto, família e escola, onde a leitura é incentivada, enaltecida e reconhecida como fundamental e imprescindível para o crescimento de cada um dos nossos alunos.
Foi dentro desta perspetiva que, ao longo do mês de outubro, a professora bibliotecária, com a colaboração dos professores titulares de turma, convidaram os pais das 11 turmas da escola, a viverem e experimentarem, com os seus filhos, uma atividade na Biblioteca, unindo esforços e procurando, conjuntamente, soluções, respostas, ideias, para superar as tarefas/desafios, que lhes foram apresentados.








Depois de uma primeira parte em que os alunos falaram aos pais sobre as diversas atividades desenvolvidas na biblioteca, ou procuraram descobrir as várias possibilidades de trabalho que ali poderiam concretizar, no caso dos alunos do 1.º ano, passamos à realização conjunta de atividades.

































Entre sorrisos e boa disposição, pais e filhos construíram poesia, quer através da descoberta de rimas com os nomes de cada um, no caso dos alunos do 1.º ano; quer no completamento de quadras, onde a brincar com as palavras, organizaram as ideias “de pernas para o ar”, em que o absurdo e, simultaneamente, a magia de cada verso rasgaram sorrisos e algumas gargalhadas; quer na construção de poesias a partir de versos emaranhados, que puxaram pela imaginação e evidenciaram a liberdade na composição, utilizando um jogo de palavras e de ideias.








Fomos também brindados pela leitura de poesias, por um pai e um avô, escritas com a emoção na ponta dos dedos e no coração e que fizeram o encerramento de uma destas sessões.








Finalizamos, com a partilha, entre todos, de um pequeno lanche saudável (espetada de frutas), destacando a comemoração do Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro e evidenciando o empenho da Escola em criar nos alunos, hábitos de alimentação saudáveis.
Consideramos que é destes retalhos, destas experiências conjuntas, que se constrói o outro lado da escola, mais próximo e informal, que se criam parcerias, envolvimentos e se fortalece o trabalho conjunto em prol do crescimento dos nossos alunos, enquanto pessoas, aprendizes e cidadãos do futuro.
Obrigada a todos os que participaram, alunos, famílias, professores e assistentes operacionais.
Nada melhor para documentar estes momentos do que algumas fotos que aqui deixamos. Por serem muitas, impossíveis de publicar, selecionamos algumas, com um pedido de desculpas por não nos ser possível documentar todas as situações.

Por: Ressurreição Monge

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide