02/05/2010

ASSIM SE VIVEU EM PORTUGAL

A exposição patente no CCB - Centro de Cultura, mostra-nos o interior de uma casa no mundo rural português nos meados do século XX.
Nas primeiras décadas do século XX, a agricultura constituía-se como a actividade predominante da sociedade portuguesa, ocupando mais de 40% da população activa de então, segundo Maria Fernanda Rollo “Portugal era pobre, rural e esmagadoramente analfabeto”. No interior do país, o saneamento básico era quase inexistente, bem como os equipamentos sanitários. A rede eléctrica era muito deficiente, chegando a relativamente poucos lares. A vida era portanto passada entre sombras e escuridão, iluminadas pela candeia de azeite e candeeiro a petróleo.

Numa época que se apelava à tradição e ao ideal de família, a mulher, num papel claramente secundarizado, cuidava da casa, tomava conta dos filhos e assegurava todas as lides domésticas.
Num projecto em que o Centro de Cultura contou com a colaboração estreita das turmas E e F, do 11º ano, tentou-se recriar no espaço do CCB a atmosfera típica de uma casa portuguesa do mundo rural, nos anos 50.
Visitar esta exposição é realizar uma viagem no tempo, conhecer uma realidade cada vez mais distante dos anos que correm.
Com o apoio inestimável do Museu de Benavente, vem viajar no tempo e conhecer um Portugal muito diferente daquele que conheces!
Visita-nos... esperamos por ti no Centro de Cultura!

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide