01/10/2011

Sugestão de leitura para outubro

Para os alunos do ensino básico

Para este mês, propomos-te a leitura (ou a releitura) de um livro que já se tornou um clássico da literatura. Referimo-nos a O Principezinho, de Saint-Expuréry.

Trata-se de uma obra intemporal que vai ganhando novos significados, cada vez mais complexos, sempre que é relido e a idade do leitor avança.
Na nota dedicatória, Saint-Exupéry escreve “Peço desculpa às crianças por ter dedicado este livro a uma pessoa crescida. Tenho uma grande desculpa: essa pessoa crescida é o melhor amigo que tenho no mundo. Tenho uma outra desculpa: essa pessoa crescida tudo pode compreender, até os livros para crianças. Tenho uma terceira desculpa: essa pessoa crescida vive em França onde passa fome e frio. Bem precisa de ser consolada. Se todas estas desculpas não bastam, quero dedicar este livro à criança que foi outrora essa pessoa crescida. Todas as pessoas crescidas foram primeiro crianças (Mas poucas se lembram disso).
Corrijo pois a minha dedicatória: A LÉON WERTH QUANDO ERA RAPAZINHO”..

As ilustrações, em aguarela, são do próprio autor e complementam a mensagem da obra.  

Antoine Marie Roger de Saint-Exupéry nasceu a 29 de junho de 1900 na cidade de Lyon. O seu sonho de criança foi voar. Esse sonho conseguiu realizá-lo. Foi aviador na paz e na guerra. O espaço, ou melhor, a imensidão foram talvez os grandes meios modeladores da sua personalidade. Morreu a 31 de Julho de 1944, tendo o avião que pilotava se despenhado no mar Mediterrâneo. Avião e piloto nunca foram encontrados.

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide