16/11/2011

"A literatura não permite caminhar, mas permite respirar." Barthes , Roland


Secundário
Proposta de leitura para o mês de Novembro
 
O Quarto de Jack   Emma Donoghue

Jack é um menino de cinco anos que vive com a mãe. Estão ambos fechados num quarto, e todo o universo de Jack é essa prisão de onze metros quadrados, complementado apenas com as histórias e as canções da mãe, os “planetas” irreais que se vêem na televisão (“a cultura como sombra na parede da gruta de Platão”), e uma clarabóia que, quando não está coberta de neve, deixa ver um pouco de céu.
O rapazinho não percebe que são reféns de um homem hediondo — criado à imagem dos monstros verdadeiros que aprisionam mulheres durante anos em caves ou anexos. O “Nick mafarrico” raptou a mãe de Jack quando esta ainda era apenas uma universitária de 19 anos. Entretanto, construiu um quarto “secreto” nas traseiras da casa com todas as condições básicas para o cativeiro da jovem. Passados dois anos, a rapariga engravidou e deu à luz um bebé — dádiva e maldição da sua clausura. Assim vive Jack com a mãe até ao seu quinto aniversário, altura onde se inicia deveras o livro (tudo o que aconteceu antes vai sendo desvendado ao longo da história), sem saber que existe um mundo “lá fora”.
É então que assistimos à fuga dramática dessa “caverna” e à revelação de um admirável mundo novo, onde tudo é descoberta e desafio. Acompanhamos os primeiros passos de Jack numa nova realidade que, no fundo, é a que todos conhecemos, enquanto a mãe luta para recuperar a sua vida. 


Emma Donoghue é escritora de romances históricos e contemporâneos. Nasceu em Dublin, onde viveu durante vinte anos, até ir viver para Inglaterra – para estudar em Cambridge – e depois para o Canadá. Mudou-se há poucos dias para França. O Quarto de Jack é o seu título mais conhecido, mas Emma já escreve desde os vinte e três anos e a sua carreira como escritora conta com alguns bestsellers (…). A título de curiosidade, refira-se que o pai de Emma Donoghue, que também era crítico literário, foi professor de Henry James na faculdade.

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide