08/12/2013

Propostas de leitura para dezembro

Secundário
 
No seguimento da nossa última proposta, era inevitável não vos sugerir a leitura do mais recente livro de José Rodrigues dos Santos - Um Milionário em Lisboa.
 
Baseado em acontecimentos verídicos, Um Milionário em Lisboa conclui a espantosa história iniciada em O homem de Constantinopla e transporta-nos no percurso do arménio que mudou o mundo – confirmando José Rodrigues dos Santos como um dos maiores narradores da literatura contemporânea.
 
Kaloust Sarkisian completa a arquitetura do negócio mundial do petróleo e torna-se o homem mais rico do mundo. Dividido entre Paris e Londres, cidades em cujas suites dos hotéis Ritz mantém em permanência uma beldade núbil, dedica-se à arte e torna-se o maior colecionador do seu tempo.
Mas o destino interveio, o horror da matança dos Arménios na Primeira Guerra Mundial e a hecatombe da Segunda guerra Mundial levam o milionário arménio a procurar um novo sítio para viver. Após semanas a agonizar sobre a escolha que teria de fazer, é o filho quem lhe apresenta a solução: Lisboa.
O homem mais rico do planeta decide viver no bucólico Portugal. O país agita-se. Salazar questiona-se. O mundo do petróleo espanta-se. E a polícia portuguesa prende-o.
 
Como acaba a história, perguntas tu. A resposta à pergunta é o desafio que te propomos.
 


 



Básico
 
A Eva está tão diferente, de Judi Curtin, é a nossa proposta de leitura. Embora se trate de ficção, a história de Eva estabelece um paralelo estreito com a realidade à medida que vamos descobrindo os contornos das mudanças que se operaram nesta adolescente.
Eva Gordon é uma adolescente rica e mimada que adora coisas caras e sofisticadas. Mas um dia, a sua vida de conto de fadas chega abruptamente ao fim quando a família deixa de poder deixa de poder manter o estilo de vida luxuoso a que Eva se habituara. Eva sente-se a viver o pior dos pesadelos, mas em breve descobre que a sua nova situação lhe pode proporcionar experiências espantosas. Faz novas amizades e sente peça primeira vez a alegria de contribuir para melhorar a vida dos que estão à sua volta.

Judi Curtin é irlandesa e vive em Limerick, com o marido e os seus três filhos. A série Alice é sua primeira história para jovens.



 

 
1º Ciclo
 
 

O Cuquedo
 
 
 
 
Clara Cunha (texto), Paulo Galindro (ilustração), Livros Horizonte (editora)
 

Imagina uma debandada de animais na selva, de lá para cá e de cá para lá. Começou por ser uma manada de hipopótamos, depois juntaram-se as zebras, entretanto chegaram os elefantes, a seguir as girafas e por fim os rinocerontes.
Que estariam eles a fazer?
Será que não podiam ficar parados no mesmo lugar? E porquê?
Segue-os e descobre...

 
 
 
 Clica e poderás ler o livro aqui.
http://cataflash.catalivros.org/m001/AV_0008_FOL_transicao_o_cuquedo.html


Boas leituras
BOM NATAL
FELIZ ANO NOVO 2014


Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide