30/04/2014

Biblioteca da EB1 Sylvia Philips

Dia 23 de abril – DIA MUNDIAL DO LIVRO

A preparação do Dia Mundial do Livro iniciou-se na véspera, dia 22 de abril, através de uma abordagem à importância e utilidade do livro, ao longo dos tempos e na atualidade, feita em cada uma das turmas.
Cada aluno completou duas frases: “Um livro é…” e “Uma escola sem livros é…”, levando-os a refletir sobre o valor do livro e a equacionar o absurdo do que seria uma vida sem livros.
A frase “Um livro é…” levou os alunos à escolha de imagens, e à utilização de expressões que falam de: “memórias”; “imaginação a voar”; “fantasia”; “mundo onde se brinca”; “ amigo”; “emoção em cada página”; “inteligência”. Todos, do 1.º ao 3.º ano, conseguiram criar ideias representativas do que é um livro, que evidenciaram a apropriação da sua utilidade e importância.
 A frase “Uma escola sem livros é…” pretendeu provocar os alunos, levando-os a imaginar o absurdo de uma escola sem livros. Curiosamente, alguns alunos utilizaram metáforas que reforçaram este absurdo, falando de: “…como um mar sem água.”; “…uma escola sem cor.”; “…um vazio no tempo.”…um sítio vadio.”; “…uma árvore triste.
Deixamos alguns dos seus testemunhos, que evidenciam o que pensaram, o que criaram e o que construíram, a partir de uma reflexão partilhada sobre este tema.

Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide