17/02/2013

LEITURAS PARA O MÊS


Ensino secundário
 
Perfume
 
A história de um assassino, de Patrick Süskind, é a nossa sugestão de leitura.

Trata-se de uma história que ultrapassa o mero romance policial e que faz apelo, ao longo da leitura, aos cinco sentidos, com especial ênfase ao olfato, através dos quais o leitor (re)constrói o texto, aproximando-o ou mesmo integrando-o na atmosfera que percorre toda a obra.

Sinopse
França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes num mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos. Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças. Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos das suas vítimas.
O próprio apelido de Jean-Baptiste – Grenouille (sapo, em português) – indicia, desde logo, o caráter “viscoso” e repelente que formará o perfil psicológico desta personagem.

Complementos

E  O livro foi adaptado ao cinema.
 Deixamos-te aqui o trailler para te aguçar o interesse em veres o filme na íntegra.
E Vamos saber um pouco mais sobre a “origem” do perfume:
E Nem todos os perfumistas são assassinos, como deves imaginar.
    Convidamos-te à leitura da entrevista dada ao jornal Expresso por um criador de perfumes de uma marca conceituada no mercado.
Como se faz um perfume?
Há seis anos que é o perfumista da Hermès. Jean-Claude Ellena já criou mais de 50 fragrâncias, mas ainda tem um medo imenso de não encontrar "a fórmula".
Ler mais:
 

 
Ensino Básico
 

Desta vez, sugerimos-te a leitura de um clássico da literatura juvenil, referimo-nos a Os três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas.


Os Três Mosqueteiros é um romance histórico escrito pelo francês Alexandre Dumas. Inicialmente publicado como folhetim no jornal Le Siècle de março a julho de 1844, foi posteriormente lançado como livro, ainda em 1844, pelas Edições Baudry, e reeditado em 1846 por J. B. Fellens e L. P. Dufour com ilustrações de Vivant Beaucé.
É o volume inicial de uma trilogia, romanceando factos importantes dos reinados dos reis Luís XIII e Luís XIV e da Regência que se instaurou na França entre os dois governos.
O título previsto inicialmente seria "Athos, Porthos e Aramis", mas foi alterado para "Os Três Mosqueteiros" por sugestão de Desnoyers, encarregado da secção de folhetins do "Siècle" (para quem o título evocava aos leitores as três Parcas da mitologia grega). Dumas aceitou este último título notando que seu absurdo (já que seus heróis são ao todo quatro) contribuiria para o sucesso da obra.
Sinopse
O jovem D'Artagnan, depois de sair da Gasconha e viajar para Paris, conhece os mosqueteiros Athos, Aramis e Porthos, e tentam impedir que o Cardeal Richelieu e sua agente Milady de Winter causem uma guerra entre a França e a Inglaterra. A partir daqui, as aventuras, conspirações e peripécias sucedem-se umas atrás das outras.
 
Diverte-te com a leitura.
E Também esta obra foi adaptada ao cinema por mais do que uma vez.

Deixamos-te aqui uma amostra da última versão
E Sabe um pouco mais sobre o absolutismo em França e os reinados de Luís XIII e Luís XIV e a influência do Cardeal Richelieu:
Boas leituras e bons filmes.


Sem comentários:

Agrupamento de Escolas de Carnaxide